segunda-feira, novembro 27, 2006

Moqueca à minha moda


Sempre ouvi falar que a diferença entre a moqueca baiana e a capixaba era que a primeira leva leite de coco. Amo de paixão qualquer uma, adoro peixe, mas sempre que faço em casa, faço sem o leite de coco. Jr diz que gosta, mas sei que, apesar de ele ser santista (quer dizer, ele diz que nasceu lá), e ter tido a oportunidade de ter peixes frescos durante sua juventude, acho que sua mãe o deixou com um certo complexo de muita e somente pescada branca. Estou tentando mostrar aos poucos que rios e mares oferecem uma gama ilimitada de variedades. Sábado comprei postas de garoupa e resolvi fazer a moqueca que sempre faço, a olho mesmo, com os ingredientes que tinha na geladeira, não tem muito segredo não.

1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
azeite o quanto baste
700grs de postas de peixe de carne branca firme (usei garoupa, mas pode ser robalo, badejo, até cação, que eu não gosto muito)
1/2 lata de tomate pelado
2 tomates picados ou usar a lata inteira
pimentão vermelho e amarelo picados
suco de um limão
sal e coentro e pimenta a gosto

Primeiro preparar as postas: temperar com o limão, sal e pimenta do reino a gosto. Deixar alguns minutos.
Numa panela grossa e larga, aquecer o azeite e juntar o alho e cebola, até esta ficar transparente. Colocar as postas lado a lado, jogar os tomates (picados e o molho da lata também). Tampar a panela e deixar cozinhar. No meio do cozimento agregar os pimentões, pois gosto deles menos moles e acerte o tempero. Deixar mais um pouco no fogo e não virar as postas para não desmancharem. Assim que o peixe estiver cozido, agregar o coentro a gosto. Eu acho que essa erva que dá o tchan nesse prato, mas Jr. não é muito fã, não acredito que com a salsinha será a mesma coisa. Sirva acompanhado com um pirão (infelizmente não tinha nenhuma cabeça de peixe para fazer) e farinha de mandioca. Huuummm...!!!

6 Comments:

  • At 6:16 PM, Blogger Elvira said…

    Ai, moqueca! Um dos meus pratos brasileiros favoritos! :-)

     
  • At 7:03 PM, Anonymous Anônimo said…

    Obaaaaa, num site de fútil e útil (idades), chega de dados de baunilha. Que me interessa como fazer açucar ??? Não está satisfeito com o refinado ? Pega o mascavo ! Não gosta ? Orgânico nele !
    Açucar de baunilha ? HUNF !!

    EU QUERO É RECEITAS GOSTOSAS onde possa fazer juz à minha barriga. Nada de desculpinhas "minha barriga é de cerveja"... MINHA BARRIGA É DE COMIDA DELICIOSA DA MINHA ESPOSA !!!
    E, sem coentro !

    Maridão

     
  • At 9:40 AM, Blogger Eli said…

    Nossa que moqueca! Parece uma delícia.

     
  • At 1:50 PM, Blogger Akemi said…

    KKKK estava com saudades destas discussões via blog! rsss
    Esta moqueca tá de babar, Regina! Hummm! Mas como faz este pirão com cabeça de peixe?

     
  • At 9:11 PM, Blogger Regina said…

    Akemi, basicamente o pirão é vc fazer um caldo com a cabeça, com a carcaça e mesmo algum pedaço do peixe, acrescentar temperos, e nesse caldo (já sem a carcaça/cabeça), acrescentar a farinha de mandioca, uhh, tudo de bom!

     
  • At 9:05 AM, Blogger Valentina said…

    Amo moquecas. Gosto muito de fazer quando tenho gente para jantar que nao conhece comida brasileira.deliciosa esta aqui!!

     

Postar um comentário

<< Home