sexta-feira, novembro 24, 2006

Açúcar de baunilha


Alguns anos atrás vi um programa do Jaime Oliver, (quando ele ainda passava na TVA , buáááá...), em que ele ensinava a fazer o açúcar de baunilha. Até deu vontade de fazer, mas pensava que aqui no Brasil não existissem as tais favas. Pois é, ledo engano, aqui, cidade de São Paulo, Brasil, Terra, que não por acaso é a capital da gastronomia, eu as encontrei, facinho, facinho, nas minhas andanças pelo mercado municipal. Na verdade sempre estiveram lá, eu que nunca tinha reparado, assim como várias outras coisas que vou descobrindo aos poucos. Cada vez que volto lá eu garimpo algo, não é à toa que a grande maioria, para não dizer todos os chefes de São Paulo vão lá abastecer suas cozinhas estreladas (ou não). Dei uma pesquisada e fiquei sabendo que a baunilha é uma orquídea (!?). É, sim, aquelas lindas flores exóticas. Seus maiores produtores são o México, Indonésia, Taiti e Ilha de Madagascar, esta última responsável por 90%. O texto a seguir retirei do site Basilico: "A baunilha em favas tem um preço elevado porque cada flor exige uma manipulação humana cuidadosa para que seja fecundada. Com um fragmento de bambu, uma vara de limoeiro ou ainda uma agulha, o plantador de baunilha levanta uma “lingüeta“ existente nos órgãos de reprodução da flor, liberando o pólen para fecundação. O processo é delicado e limita a produção mundial a 1.600 toneladas nos anos mais prósperos.A baunilha é colhida verde, quando ainda não possui aroma. Após um banho com água muito quente, ela é acomodada em caixas acolchoadas e forradas, permanecendo ali por 48 horas, transpirando, até atingir a cor marrom-escuro. Terminado este processo, a fava é exposta ao sol durante 1 semana para que seu aroma seja liberado. Depois, para atingir o ponto ideal – um aroma doce e delicado —, é acondicionada por mais 8 meses em caixas de madeira.
Utilização:Para o preparo de receitas, a baunilha deve ser utilizada deitando-se a fava sobre uma superfície plana e dividindo-a ao meio, no sentido longitudinal, com uma faca bem afiada. De seu interior saem minúsculos grãos (quase um pozinho), que são então adicionados à receita. A casca, que também tem sabor, pode ser utilizada em infusões, como no leite que será utilizado na confecção de um creme, ou no açúcar.
Como comprá-la: Escolha as favas com aspecto flexível e bem brilhante, polpudas, de preferência embaladas em tubos ou a vácuo.
Essências: Existem também no mercado essências naturais (fabricadas a partir da fava e álcool de cereais) e artificiais (sintéticas, sem relação nenhuma com a baunilha natural).Acreditamos que as essências artificiais são uma tentativa frustrada – porém, muito mais barata – de reproduzir um aroma que é único. A indústria alimentícia, entretanto, utiliza-a largamente:- no setor de produtos lácteos, como sorvetes, cremes, biscoitos, bolos, bolinhos, e na confeitaria.- em chocolates, em que o sabor da baunilha não é percebido, mas consta da relação de componentes de qualquer barra ao leite (industrializada). É sempre bom lembrar que os bons mâitres chocolatiers optam pela baunilha natural..."
Aqui no Brasil, infelizmente, só encontramos as essências artificiais nos mercados, acho até pelo seu alto custo. Bem, tudo isso para dizer que eu ainda não sei o que fazer com as minhas favas (de baunilha, of course). Mas vou postar aqui a receita do açúcar vanilado, que retirei do livro do Jaime Oliver:
1kg de açúcar
4 favas de baunilha
Coloque no processador (ou liquificador) as favas e triture, raspe as laterais e triture novamente. Adicione todo o açúcar e processe por cerca de 2minutos. Peneire essa mistura em uma tigela, coloque eventuais pedaços de volta ao processador e triture mais uma vez. O resultado será uma mistura de coloração levemente cinzenta - o verdadeiro açúcar de baunilha! Guarde em um recipiente hermético. Para um resultado mais sutil, simplesmente deixe as favas com o açúcar, dentro do recipiente hermético durante uns 15 dias pelo menos. Use para adoçar suco, cafés, chás, fazer doces etc...

20 Comments:

  • At 9:35 AM, Blogger thais said…

    Ah, eu vi pela primeira vez no mercado que tem aqui do lado de casa.
    Fiquei doooooida pra comprar, mas me contive. Hahahahahah. Ai ai, já que não tenho pote hermético, nem fôrma, nem processador, nem liquidificador, nem forno. Eca. Como é que se cozinha assimm?????

    hahha

    beijo

     
  • At 9:52 AM, Blogger Akemi said…

    Regina, pago caro pelas favas mas nunca tinha parado para pensar no por quê. Muito legal esta pesquisa que vc fez e nos explicou direitinho aqui!
    Usar este açúcar perfumado deve deixar tudo mais gostoso!

     
  • At 11:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, adorei o post!!! Siu fã da baunilha em favas, mas aqui no interiorrrr não acho...rs... só quando alguém traz mesmo...rs

    Hmm esse açucar deve ser tuuudo, adoro o louco do J.O. ele vive colocando favas de baunilha nas coisas doces..rs

    Beijocas!!!

     
  • At 9:35 AM, Blogger Regina said…

    Thais, acho q aí vc encontra em qq lugar, bem fácil né?
    Akemi, aqui tbém não é muito barato não...,mas tem um aroma né!
    Maria Helena, tbém adoro o J.O., ele tem um jeito bem despojado para cozinhar não?Deixa tudo parecendo tão fácil!

     
  • At 2:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    querida, a baunilha em favas brilha na cúpula da magia e do amor!
    vou ver se faço uma receitinha com ela para você se inspirar. enquanto isso, dê uma espiadinha no chucrute com salsicha, pois dia desses a Fer publicou uma receita deliciosa com ela.
    beijos e obrigada pela pesquisa.aprendi várias coisas novas :)

     
  • At 9:03 AM, Blogger Valentina said…

    Re,nao vejo a hora de conhecer o Mercado. Quando estiver no Brasil agora em dezembro ficarei em sao paulo por uns dias e vou la.faco sol,faca chuva.bjs

     
  • At 9:24 AM, Blogger Regina said…

    Que legal, vc vai vim para cá? Não, não deixe de visitar o mercado, é um prato cheio para os olhos e para o estômago! Podíamos combinar um encontro com as blogueiras de São Paulo!

     
  • At 8:16 AM, Anonymous Anônimo said…

    Regina
    Sou uma Americana que vive no Nordeste do Brasil desde 1964. Nossa que velha! Podes imaginar o quanto é difícil encontrar certas coisas por aqui. Pesquisando para encontrar a fava de baunilha deparei com seu blog. Muito grata pelas informações mas só faltou uma grande informação "Quanto custa. Como tenho amigos que sempre vão pra São Paulo posso pedir que comprem para mim porém preciso saber mais ou menos quanto custa. Poderias enviar um e-mail para mim dando esta informação. Desde ja muito grata
    Ira Passos - irasteps@mail.com

     
  • At 6:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Estava fazendo uma pesquisa para saber o que fazer com as favas de baunilha que encontrei na cozinha da minha mãe... Ela mora em Brasília e as adquiriu no mercado em Sampa, mas não sabia o que fazer delas. Ontem experimentei ferventar uma fava, cortada como descrito acima em pouca água e deixar o líquido marrom e a fava dentro de uma tacinha enfeitando a pia do lavabo... Vocês não têm noção do aroma perfeito que ficou no ambiente! Maravilhoso!!! Ah e olha que as favas da mamis estavam vencidas...

     
  • At 7:43 AM, Blogger Unknown said…

    Olá Regina, Eu estou em Portugal e também sou um apaixonado pela Baunilha Natural, para além de ser um produto que o nosso Grupo comercializa (http://www.grupobigmovie.com/dash/pt/) para todo o mundo e nota-se uma procura cada vez maior de tudo o que é Natural, porque as pessoas já se aperceberam que ou gastam um pouco mais de dinheiro para comer produtos de qualidade ou depois vão gastar dinheiro em medicamentos (para o colesterol e outros…) no Ginásio (para tirar a barriguinha…) no Cirurgião Plástico, etc… Se por algum motivo deixar de encontrar Baunilha Natural Mexicana (a melhor do mundo) já sabes que nós vendemos para todo o mundo. Beijos. Paulo Fontes (fontes@grupobigmovie.com)

     
  • At 9:14 PM, Blogger roquethomazini said…

    Oi pessoal. Quem procura favas de baunilha, visitem o site: www.mercadolivre.com.br, pesquise na busca por baunilha q tem um pessoal q manda p correio. Custa R$3,00 cada fava mais o frete. Comprei, recebi e adorei. Abraços Roque Thomazini

     
  • At 12:22 PM, Anonymous PAULA said…

    Onde eu posso achar açúcar baunilha pra comprar? Pois tenho uma receita de~cuca de doce de leite e vai esse açúcar! Fiquei sem saber onde acho, pois nunca tinha ouvido falar! Obrigada.

     
  • At 10:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá Regina,
    vc chegou a fazer o açúcar?
    o que achou?
    bjo
    Patricia

     
  • At 6:02 PM, Anonymous Fá/gavetinhadeluxo said…

    Querida, se não se importa eu te linkei no meu blog...porque achei a sua explicação sobre o açúcar de baunilha ótima!

    Adorei!!!

    http://www.gavetinhadeluxo.com.br/2010/04/sexta-especial/

    Bjuss!

     
  • At 1:27 PM, Anonymous Anônimo said…

    É muito fácil de encontrar as favas (e por um preço mais acessível) na zona cerealista, próximo ao Mercadão de São Paulo, mais específicamente na rua Santa Rosa. Paguei 5 reais no Armazem Sta Filomena. Ainda não a utilizei, está guardada na geladeira exalando seu maravilhoso aroma!

     
  • At 1:49 PM, Anonymous simone carla said…

    oi gente, em minha cidade não encontro mesmo, gostaria que alguem entrasse em contato comigo para mim possibilitar que eu compre pelo menos as favas em sua cidade. Sou de rondônia. bjs.

     
  • At 6:35 PM, Blogger MPaula said…

    Gente, no site http://www.emporiochiappetta.com.br/produtos/detalhes/codigo/396/Fava_de_Baunilha_Tubo_com_2_unidades vende favas de baunilha!!!
    São só R$18,00 2 unidades e entregam em todo brasil e são favas mexicanas (as melhores).

    Oops , não precisamos mais procurar.

    Pra quem não conhece, o empório chiappeta é um tradicionalíssimo stand de secos e molhados do mercado municipal de SP. Na verdade eles existem desde ANTES do mercadão!

     
  • At 4:55 PM, Anonymous Marcia Rossi said…

    Gentem, eu comprei as tais favas de baunilha por indicação de uma amiga no Mercado Livre, paguei 2,00 cada fava e 6,00 de postagem. Amei, agora só fazer as artes. Bjs

     
  • At 4:57 PM, Anonymous Marcia said…

    Ah, esqueci o principal, deixar o link pra vcs! hahahaha
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193837975-baunilha-em-fava-bourbom-_JM

     
  • At 1:50 PM, Anonymous Anônimo said…

    Gente... tenho um pé de baunilha na minha casa.
    plantei a cerca de 5 anos e ele está produzindo a dois anos.
    colho a fava quando ela está madura, o cheiro é maravilhoso. coloco em sacos plasticos e guardo dentro da geladeira... dura bastante tempo e mesmo depois que voce acha que perde o cheiro é só colocar na água que o perfume volta.
    Bolo de milho verde com baunilha natural é tudo de bom.
    Se voces tiverem uma árvore grande e que dá sombra basta plantar no chao perto do tronco e amarrar o caule da muda de baunilha na árvore.

     

Postar um comentário

<< Home