domingo, novembro 19, 2006

Kantem de manga


O kantem (em japonês) ou agar-agar é uma gelatina de algas marinhas. Muito usado na culinária japonesa e hoje em dia muito encontrado em restaurantes naturais e vegetarianos de São Paulo. Lembro muito de quando era pequena e havia alguma festividade nas casas dos parentes sempre havia uma assadeira com o kantem, mas na época só conhecia o feito com açúcar e corante alimentar (geralmente vermelho). Eu simplesmente adoro e com essa moda de fazer com frutas então, ficou perfeito! O meu agar-agar comprei na Liberdade (já falei, as vantagens de se trabalhar no centro, ou na cidade como dizia minha mãe), paguei dez reais num pacotinho de 100g, não é muito barato, mas rende bem e nos mercadinhos de bairro vc irá pagar bem mais caro. Use sempre na proporção de 5g para cada meio litro de líquido. Eu dobrei a receita que a minha forma é grande. E finalmente descobri que pelo menos para desenformar gelatina a minha forma de silicone serve!

Kantem de manga

1 manga grande
1/2l de água, sendo 1/4 para ferver e outro 1/4 para fazer o suco de manga.
5g de agar-agar
açúcar ou adoçante a gosto

Primeiro deixe pronto um suco feito com a manga e 1/4l de água. Reserve alguns pedaços da fruta e pique em cubinhos. Dilua o agar-agar nos outros 1/4l de água restantes e leve ao fogo e deixe ferver uns cinco minutinhos. Desligue, adicione o suco e os pedaços de manga. Adoce a gosto (eu usei o adoçante culinário que daqui a pouco a gente daqui de casa não passa pela porta). Coloque em uma forma e espere endurecer para comer, o que ocorrerá assim que esfriar. Conserve na geladeira.

9 Comments:

  • At 11:22 AM, Blogger Valentina said…

    Adorei esta dica da quantidade. Tenho uma caixinha de agar agar aqui esperando para ser usada desde que a Karen do Kafka na Praia começou a colocar posts em que o usava. O suco de manga que falas, é so do sumo?

     
  • At 12:37 PM, Blogger Regina said…

    Eu bati a manga com a água e usei assim, sem coar,fica grosso,pois gosto com bastante gosto da fruta.Agora não sei se o agar agar daí é igual ao nosso, pois já usei diferentes marcas daqui e percebi que umas endurecem mais que outras, mesmo usando a mesma quantidade.

     
  • At 1:06 PM, Blogger Regina said…

    Eu quero aproveitar que a Regina deixou logado com a senha dela para aproveitar e dizer:

    - Olha galera, meu marido é lindo, maravilhoso, saradão (mesmo depois que comecei a fazer delícias para ele) e não vivo sem ele. Aliás, eu estou em outro cômodo da casa dando almoço para nossa Sofia, mas, já estou com saudades... Júnior, eu te amo muito, e muito, e muito....

     
  • At 1:07 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ai amor... Eu tambem te amo tanto... Tambem estou com saudades.

    do seu,
    Junior - o Saradão.

    hahahahahahahahahahahahahaa

     
  • At 1:09 PM, Anonymous Anônimo said…

    Papo sério Valentina ???

    Ei não entendo muito desse negócio de cozinha. Estou começando a estudar agora com o LCB que comprei "para a Re", entretanto espero que voce ache um Kanten (ou agar agar) tão bom quanto o que minha amada esposa usa. Ela conseguiu achar uma maneira de eu comer a única coisa que nunca como: frutas.

    Um grande abraço,
    Maridão

     
  • At 8:41 PM, Blogger Regina said…

    Gente, acho que casei com um louco!rsrsrsr

     
  • At 8:21 AM, Blogger Eli said…

    Isso deve ser bem leve e refrescante, por ser geladinho e levar o sabor das frutas, eu também tenho agar agar em casa desde que a Karen colocou um post no blog dela, mais ainda não usei.

     
  • At 1:39 PM, Blogger Elvira said…

    Esta sobremesa é un pecado autêntico! :-)

     
  • At 12:41 PM, Blogger Akemi said…

    Em casa tbm tinha destes kantens só com corante e eu adorava! Mas este de manga está um show, hein! Que delícia! Vou tentar fazer com mangas congeladas e ver se dá certo!
    O amor é lindo!!!! rsss

     

Postar um comentário

<< Home