quarta-feira, janeiro 10, 2007

Bolo gelado

Esse bolo remete à minha fase escolar. Lembro que quando havia algum aniversário, vira e mexe algum coleguinha trazia um pedaço do bolo embrulhado em papel alumínio. Escolhi fazê-lo porque usa o liquidificador e ultimamente a preguiça anda imperando...

Ingredientes
200ml de iogurte natural - usei um copinho e completei com leite
4 ovos
2 xíc. chá de farinha de trigo
1 xíc. chá de açúcar
100ml de óleo - usei canola
1 colher sopa de fermento em pó

Cobertura
1 vidro de leite de coco (200ml) - usei light
1 lata de leite condensado - não usei toda a lata para não deixar tão doce, fica a critério
a mesma medida de leite
1 pacote de coco ralado (100gr) - usei o úmido

Modo de fazer
Para o bolo, bater todos os ingredientes no liquificador menos o fermento. Adicioná-lo depois delicadamente. Colocar em forma retangular média e assar a 180°C.
Para a cobertura, misturar todos os ingredientes, menos o coco ralado. Cortar o bolo em pedaços depois de frio, passar nessa mistura e depois no coco ralado. Se quiser, embrulhar cada pedaço no papel alumínio e levar à geladeira. Fica melhor ainda no dia seguinte.

18 Comments:

  • At 9:39 AM, Blogger thais said…

    ai, adooooooro bolo geladoooo! hummm...

     
  • At 9:41 AM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, ri tanto de ti. Falando em preguiça. Nesse calor não dá vontade de ligar o forno, né? :)

    Bolo gelado era a sensação nos aniversários no início dos anos 80. Lembra quando na festa de aniversário tinha aquela caixona toda decorada, cheinha de pedaços de bolo embrulhados no papel alumínio?? :D

     
  • At 9:48 AM, Blogger Karen said…

    Tenho boas lembranças desses bolos!

     
  • At 10:29 AM, Blogger Eli said…

    Regina que gostoso! Veio a minha mente lembranças de quando era criança sempre tinha esse bolo nos aniversário, essa receita tenho que fazer a lista só vai crescendo. hehehe

     
  • At 11:05 AM, Blogger Lua Limaverde said…

    Gente, essa moda não tinha aqui! Nunca vi esse bolo não! Mas pareceu tão gostoso, que vou colocá-lo na minha lista. :)

     
  • At 11:08 AM, Blogger Lua Limaverde said…

    Ah, Regina, você ainda está acompanhando o Top Chef? Se eu não me engano hoje é a final ou coisa assim... :)

     
  • At 11:24 AM, Blogger Be said…

    Que coisa boa e simples vou fazer

     
  • At 11:44 AM, Blogger Regina said…

    Thais, é simples e bom né!
    Pati, olha estou numa fase... e lembro sim dessas caixas, já estou saudosa
    Karen, pelo jeito não sou só eu então!
    Eliana, lembro q qdo criança eu passava a limpo o caderno de receitas de minha mãe - pena q esse tempo não volta mais :((
    Luna, são coisas de Brasil cheio de diversidade, aposto q vc tem histórias q aqui no sudeste tbém nunca ouvimos falar! Qto à serie, confesso que perdi um pouco o rumo, vc sabe quem são os finalistas? até tenho o meu preferido, mas nem sei se ele está ainda...
    Anabela, é despretensioso, mas gostoso.

     
  • At 12:42 PM, Blogger Akemi said…

    Não me enjôo destes bolos! São uma delícia!

     
  • At 1:52 PM, Anonymous Anônimo said…

    Re, ta com uma cara de bolo fofíssimo!! ai que delícia, tbm amo bolo gelado e com certeza embrulhadinho era o MUST dos nossos aniversários de criança..rs.

    bjs

     
  • At 2:41 PM, Anonymous Anônimo said…

    Também lembro desses bolinhos q vinham em caixas de isopor decoradas, todos empilhadinhos! Uma delícia! E depois a gente ficava lambendo o papel pra não perder aquelá 'meleca' de coco com leite condensado.. Delicioso! E eu uso a lata toda..formiga!!!

     
  • At 5:51 PM, Blogger Fer Guimaraes Rosa said…

    Meu deuso, que bolo delicioso e FACIL!! :-)) Amei! :-))

    beijos,

     
  • At 8:31 PM, Blogger Valentina said…

    Re, o que é isso. receita linda. Me faz pensar em calor, coisasas bem geladas.. Que deli!

     
  • At 12:33 AM, Blogger . said…

    Regina

    Sou apaixonada por bolo...as vzs penso que vou fechar a boca para doces...mas depois vendo uma coisa dess..não dá né\\\?rsss...
    Beijos...
    Sonia Novaes

     
  • At 1:46 AM, Blogger Cinara said…

    Faz SÉCULOS que não como um bolinho gelado, Rê!!! Para mim também tem gosto de infância... Ou melhor, de pré-adolescência! :o) Beijos!

     
  • At 8:33 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bom, na minha época não tinha essas coisas. Basta dizer que quando nasci só usei fraldas descartáveis. Nunca fui a bailinhos de aniversário. Nunca assisti Agente 86, Terra de gigantes, Planeta dos Macacos muito menos Roque Santeiro. Não sei nada de bolos em papel aluminio e esse aqui, como provador oficial das receitas la de casa, até que estava bonzinho. Nota: 3,5 ;-)

    Maridão

     
  • At 12:07 PM, Blogger miki w. said…

    ahhhh, o tal do bolo toalha felpuda! que saudades da infância agora!
    beijos, miki

     
  • At 3:00 PM, Blogger Regina said…

    Meninas, pelo jeito a maioria curtiu esse bolo na tenra idade né!rsrsrs
    Maridão mentiroso, eu te perdôo...bjs

     

Postar um comentário

<< Home