terça-feira, janeiro 02, 2007

Primeiro post do ano

Sou uma pessoa de pouquíssimas superstições. E olha que japonês é cheio disso. Uma das poucas que D. Aurora me passou e procuro seguir é tomar ozoni no primeiro dia do Ano Novo. Segundo a tradição japonesa é um prato que atraia a sorte. Acho que cada japonês tem a sua maneira de fazer, mas basicamente eu faço um caldo com kombu (alga marinha) e hondashi (um tempero de peixe), um pouquinho de saquê, shoyu, broto de feijão, kamaboku ( massa de peixe) e cebolinha picada. Ah, sem falar do mais importante que é o moti, que é um bolinho feito de arroz do tipo motigome. Este é outro alimento cheio de simbologia para o japonês. Diz a tradição que consumir o moti no primeiro dia do ano costuma trazer sorte, fartura e longevidade. Desde tempos antigos, os japoneses, historicamente um povo agrícola, tinham o costume de rogar às divindades boas colheitas de seus principais cereais, (dentre eles o arroz), no início de cada ano e os antigos acreditavam que o fato de comer moti unia os espíritos dos cereais e dos homens. Nossa, o moti está muito ligado às minhas tenras lembranças. Sempre comi, antigamente frito no óleo abundante, hoje, apenas grelhado, tostadinho, temperado com shoyu, às vezes um pouco de açúcar. As "obasans" (senhoras) do bairro da minha mãe todo ano se reúnem e fazem o moti para vender. Dá uma trabalheira danada, ainda que hoje em dia elas utilizem uma máquina, tipo um liquidificador gigante, já que antigamente era feito manualmente em um pilão socando o arroz, o que dava uma canseira enorme nos braços. Bem, sempre tenho um estoque de motis congelados para comer a toda hora e esses caseiros então... são os melhores, pois como diz a minha mãe, "esses industrializados não são puros, levam alguma mistura no arroz". Que seu 2007 seja de muita fartura em todos os sentidos!!

5 Comments:

  • At 12:04 PM, Blogger thais said…

    Nossa, nunca gostei de Ozoni. Mas moti eu adooooooroooooo.... grelhadinho com açúcar e um pouquiiiiinho de shoyu. Adoooooooooro!. hahaaahha

    Quando eu morava no Japão, na virada do ano, a gente ia num lugar onde o pessoal fazia o primeiro moti do ano. Aí ficava aquela fila enoooooorme de japonês pra dar uma socada do arroz dentro do pilão. Diziam que dá sorte. Era legal, o moti ficava uma delícia, muito diferente do comprado em mercado.

    Ai, que droga de país que não tem loja de produtos japoneses. Argh. hahahaaaha

    beijo e feliz ano novo.

     
  • At 1:07 PM, Blogger Regina said…

    Taís, os motis caseiros são os mais deliciosos!! E vc já morou no Japão? É do mundo então!!!hahaha

     
  • At 10:10 PM, Blogger Akemi said…

    Regina, adorei seu oozoni e da forma didática como explicou a importância do mochi principalmente no primeiro dia do ano!
    Desejo muita sorte e fartura para vc e toda sua família!
    Beijos

     
  • At 4:40 PM, Anonymous Anônimo said…

    q foto linda!

     
  • At 4:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
    Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

     

Postar um comentário

<< Home