segunda-feira, dezembro 18, 2006

Pão de centeio


Domingo resolvi acordar cedo para fazer um pão e comê-lo quentinho no café da manhã. Às vezes nem eu mesma sei de onde tiro tanta disposição! Mas a cozinha para mim é uma terapia, adoro pesquisar ingredientes, receitas, misturar isso com aquilo e principalmente ver o resultado e é lógico, receber elogios, porque nada melhor para uma cozinheira que receber palavras de incentivo e pedidos de quero mais (Jr. disse que eu gosto de confete :)) Mas não reclamo não, faço tudo porque quero e por puro prazer. Mas voltando ao pão, na verdade nem deu tempo de ser para o café da manhã, pois tive que deixá-lo crescendo uma hora, depois sovar, deixar mais meia hora e assar por mais uns 40 minutos. Enfim, ficou para o chá da tarde mesmo. Tomamos o café da manhã vendo o jogo do Inter contra o Barcelona, eu e Sofia torcendo para o Colorado e Jr. para o time catalão, pois apesar de ser são paulina e lamentar muitíssimo ter deixado escapar essa final, (que aliás seria a nossa quarta) acima de tudo sou brasileira e torço para a equipe que representa o Brasil. Já Jr. pensa de forma competitiva e contra a equipe que nos eliminou, coisas de homem...com dor de cotovelo rsrsrs. Mas foi bonito, mostramos que não tínhamos nenhuma estrela na equipe, mas Ronaldinho, Deco e cia não foram páreo! Bem, mais uma vez voltando à receita, eu tirei da embalagem da farinha de centeio integral da Mãe Terra, só que da próxima vez não posso de esquecer de untar a forma, confiei no teflon e foi difícil fazer o pão sair. Não sei não, mas essas formas fazem um complô contra mim.

Ingredientes

3 xíc. chá farinha de centeio integral tipo fina
1 1/2 xíc. chá farinha de trigo integral tipo fina - para mim foi necessário 2 xíc.
1 1/2 xíc. chá farinha de trigo branca
2 colh. sopa de mel ou açúcar mascavo - usei mel
1 colh. sopa de fermento biológico granulado ou 2 tabletes de 15grs do fresco
1/2 xíc. chá de água morna
2 colh. sopa de manteiga
1 1/2 xíc. chá de água quente
sal moído à gosto

Modo de preparo

Dissolver o fermento na água morna e reservar. Misturar a água quente com o mel, manteiga e sal. Quando amornar, juntar o fermento, a farinha branca e a de centeio, misturando bem após cada adição. Colocar a farinha de trigo integral aos poucos, até a massa estar no ponto de sovar. Sovar por 10 minutos. Deixar a massa descansar durante uma hora em uma tigela untada e coberta. Amassar novamente e modelar os pães (fiz somente uma forma de pão). Cubra-os e deixe-os crescer mais 1/2 hora. Assar por 30-40 minutos em forno médio.

10 Comments:

  • At 10:04 AM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, pão é a minha perdição... Por isso não tenho feito nenhum em casa!!

    Com doces até me controlo direitinho, mas com pão não consigo!

    O teu está lindo, além de saudável.

    Amiga, tb não confio nos teflons. risos

     
  • At 12:49 PM, Blogger Akemi said…

    Este pão está tão fofinho! Com manteiga deve ter ficado divino!

     
  • At 1:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, parece que ficou óootimo. Adoro pão de centeio, ou integral, ou coisas assim...rs

    Eu também me meti na cozinha desde cedo ontem e ao mesmo tempo "escutando" o jogo na TV..rs... (o pretendente é gaúcho e torce pro colorado...rs)

    Beijocas.

     
  • At 2:15 PM, Blogger Lua Limaverde said…

    Regina, assim como a Patricia, o pão também é minha perdição, é uma das coisas que mais adoro comer! Nunca fiz de centeio, vou guardar a receita. :)

     
  • At 3:52 PM, Blogger Regina said…

    Pat, com essa mão para bolos e vc consegue se controlar?
    Akemi, realmente pãozinho quente com manteiga derretendo é bom demais!
    M. Helena parabéns então ao seu gaúcho :))
    Luna faça sim, ele não ficou seco, acho q por causa do mel.

     
  • At 10:15 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bom, primeiro: senti uma "pontinha" de ataque em algumas frases tais como "dor de cotovelo" "competitividade" e outras. Como isso aqui é um blog familiar vou poupar todas de meus comentários mau-educados, mas, acreditem... Em casa, hoje a noite, teremos um pau de macarrão a menos. ;-)

    Com relação ao pão...Nah. Quer saber ? To cansado de palavras como delicioso, maravilhoso e afins. Sendo assim, estava "supimpa" rsrsrs

    Maridão.

     
  • At 12:31 PM, Blogger Daniela said…

    Regina, que delícia de pão e essa foto com a manteiga derretendo é de matar. Cheiro de pão quentinho é uma perdição. Tenho esse mesmo problema com a forma de teflon, especialmente a de pão o meu sempre fica preso. Pensei em testar a de silicone ou forrar a forma com papel manteiga untado.
    Beijo

     
  • At 12:32 PM, Blogger Daniela said…

    Ah, sobre o encontro. Na verdade tudo girou em torno da Valentina que tinha um dia em São Paulo antes de viajar e daí eu mandei um e-mail pra ela dizendo que não poderíamos deixar a oportunidade passar e tivemos uma tarde bastante agradável.
    BJS

     
  • At 2:56 PM, Blogger Karen said…

    Vou guardar a receita! Adoro pães integrais!

     
  • At 8:33 PM, Blogger Valentina said…

    Que delícia que é cheirinho de pão pela casa,nao?! Você acorda e já fica feliz. Também relaxo na cozinha. Sou um pouco como a Pat com relação a pão..não me controlo..

     

Postar um comentário

<< Home