Pão de centeio
Domingo resolvi acordar cedo para fazer um pão e comê-lo quentinho no café da manhã. Às vezes nem eu mesma sei de onde tiro tanta disposição! Mas a cozinha para mim é uma terapia, adoro pesquisar ingredientes, receitas, misturar isso com aquilo e principalmente ver o resultado e é lógico, receber elogios, porque nada melhor para uma cozinheira que receber palavras de incentivo e pedidos de quero mais (Jr. disse que eu gosto de confete :)) Mas não reclamo não, faço tudo porque quero e por puro prazer. Mas voltando ao pão, na verdade nem deu tempo de ser para o café da manhã, pois tive que deixá-lo crescendo uma hora, depois sovar, deixar mais meia hora e assar por mais uns 40 minutos. Enfim, ficou para o chá da tarde mesmo. Tomamos o café da manhã vendo o jogo do Inter contra o Barcelona, eu e Sofia torcendo para o Colorado e Jr. para o time catalão, pois apesar de ser são paulina e lamentar muitíssimo ter deixado escapar essa final, (que aliás seria a nossa quarta) acima de tudo sou brasileira e torço para a equipe que representa o Brasil. Já Jr. pensa de forma competitiva e contra a equipe que nos eliminou, coisas de homem...com dor de cotovelo rsrsrs. Mas foi bonito, mostramos que não tínhamos nenhuma estrela na equipe, mas Ronaldinho, Deco e cia não foram páreo! Bem, mais uma vez voltando à receita, eu tirei da embalagem da farinha de centeio integral da Mãe Terra, só que da próxima vez não posso de esquecer de untar a forma, confiei no teflon e foi difícil fazer o pão sair. Não sei não, mas essas formas fazem um complô contra mim.
Ingredientes
3 xíc. chá farinha de centeio integral tipo fina
1 1/2 xíc. chá farinha de trigo integral tipo fina - para mim foi necessário 2 xíc.
1 1/2 xíc. chá farinha de trigo branca
2 colh. sopa de mel ou açúcar mascavo - usei mel
1 colh. sopa de fermento biológico granulado ou 2 tabletes de 15grs do fresco
1/2 xíc. chá de água morna
2 colh. sopa de manteiga
1 1/2 xíc. chá de água quente
sal moído à gosto
Modo de preparo
Dissolver o fermento na água morna e reservar. Misturar a água quente com o mel, manteiga e sal. Quando amornar, juntar o fermento, a farinha branca e a de centeio, misturando bem após cada adição. Colocar a farinha de trigo integral aos poucos, até a massa estar no ponto de sovar. Sovar por 10 minutos. Deixar a massa descansar durante uma hora em uma tigela untada e coberta. Amassar novamente e modelar os pães (fiz somente uma forma de pão). Cubra-os e deixe-os crescer mais 1/2 hora. Assar por 30-40 minutos em forno médio.
10 Comments:
At 10:04 AM, Anônimo said…
Regina, pão é a minha perdição... Por isso não tenho feito nenhum em casa!!
Com doces até me controlo direitinho, mas com pão não consigo!
O teu está lindo, além de saudável.
Amiga, tb não confio nos teflons. risos
At 12:49 PM, Akemi said…
Este pão está tão fofinho! Com manteiga deve ter ficado divino!
At 1:57 PM, Anônimo said…
Regina, parece que ficou óootimo. Adoro pão de centeio, ou integral, ou coisas assim...rs
Eu também me meti na cozinha desde cedo ontem e ao mesmo tempo "escutando" o jogo na TV..rs... (o pretendente é gaúcho e torce pro colorado...rs)
Beijocas.
At 2:15 PM, Lua Limaverde said…
Regina, assim como a Patricia, o pão também é minha perdição, é uma das coisas que mais adoro comer! Nunca fiz de centeio, vou guardar a receita. :)
At 3:52 PM, Regina said…
Pat, com essa mão para bolos e vc consegue se controlar?
Akemi, realmente pãozinho quente com manteiga derretendo é bom demais!
M. Helena parabéns então ao seu gaúcho :))
Luna faça sim, ele não ficou seco, acho q por causa do mel.
At 10:15 AM, Anônimo said…
Bom, primeiro: senti uma "pontinha" de ataque em algumas frases tais como "dor de cotovelo" "competitividade" e outras. Como isso aqui é um blog familiar vou poupar todas de meus comentários mau-educados, mas, acreditem... Em casa, hoje a noite, teremos um pau de macarrão a menos. ;-)
Com relação ao pão...Nah. Quer saber ? To cansado de palavras como delicioso, maravilhoso e afins. Sendo assim, estava "supimpa" rsrsrs
Maridão.
At 12:31 PM, Daniela said…
Regina, que delícia de pão e essa foto com a manteiga derretendo é de matar. Cheiro de pão quentinho é uma perdição. Tenho esse mesmo problema com a forma de teflon, especialmente a de pão o meu sempre fica preso. Pensei em testar a de silicone ou forrar a forma com papel manteiga untado.
Beijo
At 12:32 PM, Daniela said…
Ah, sobre o encontro. Na verdade tudo girou em torno da Valentina que tinha um dia em São Paulo antes de viajar e daí eu mandei um e-mail pra ela dizendo que não poderíamos deixar a oportunidade passar e tivemos uma tarde bastante agradável.
BJS
At 2:56 PM, Karen said…
Vou guardar a receita! Adoro pães integrais!
At 8:33 PM, Valentina said…
Que delícia que é cheirinho de pão pela casa,nao?! Você acorda e já fica feliz. Também relaxo na cozinha. Sou um pouco como a Pat com relação a pão..não me controlo..
Postar um comentário
<< Home