segunda-feira, dezembro 04, 2006

Muffins de chocolate com laranja


Essa semana aqui em casa será bem light. Precisamos queimar os dividendos que a vida de esbórnia de guloseimas tem gerado. Dezembro são festas, confraternizações, fim de semana cheio de coisas para fazer (somente nesse foram dois aniversários) e mais festas e comidas e bebidas e... por conseqüência, aquele jeans que começa a apertar :( Meu slogan hoje é:"Sai gordura deste corpo que não te pertence!". Fico repetindo isso várias vezes, quem sabe ela (a gordura) me ouve...
Tenho várias receitas ainda para postar, (a gente se empolga com a cozinha da blogosfera né) e esses muffins eu fiz a algumas semanas, mas posso dizer que são muuito gostosos e vem lá da cozinha portuguesa da Elvira. Tenho feito muito muffins pois a Sofia adora, não sei se pelo formato, e fico até imaginando quando ela crescer, (que eu espero que demoooore muito rsrsr) e levar para a escolinha os bolinhos que eu preparar na lancheirinha....ah devaneios...
Para dar uma variada eu coloquei sementes de papoula (1 1/2 colher de sopa) na metade da massa e na outra, ao invés de chocolate picado, gotas de chocolate. E ainda por cima do muffin com papoula, cobri com um glacê de açúcar de confeiteiro com suco de laranja e raspas de limão siciliano. Acho que o segredo desses muffins são as raspas de laranja, não economize, são elas que dão todo o sabor. Fora isso usei metade de leite e outra metade de iogurte e como não tinha aguardente, usei Countreau.

Ingredientes
3 xícaras de farinha para bolos com fermento
1 xícara de açúcar
1 boa pitada de sal fino
2 ovos
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
2 colheres (sopa) de raspa de casca de laranja
180 g de chocolate preto (barra) picado grosseiramente
1 colher (sopa) de aguardente velha
1 colher (sopa) de sumo de laranja

Preparação
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Preparar as formas de muffins ou untando com margarina e polvilhando com farinha ou colocando as forminhas de papel. Reservar. Bater muito bem a farinha com o açúcar, o sal, os ovos, o leite e o óleo até obter uma massa homogénea. Juntar a raspa de laranja, o chocolate picado, a aguardente e o sumo de laranja. Envolver delicadamente com o auxílio de uma colher de pau. Distribuir a massa pelas forminhas até aos 2/3. Levar a assar a 190ºC no meio do forno por aproximadamente 20 minutos. Deixar amornar um pouco e desenformar delicadamente sobre uma grelha. Servir os muffins mornos ou frios, com chá ou café.

15 Comments:

  • At 9:38 AM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, estou namorando esta receita da Elvira desde que ela a postou. Só que também estou maneirando nas calorias em casa, por isso ainda não fiz.

    Essa cobertura que vc colocou em cima é uma delícia, adoro limão, laranja, tangerina!!

     
  • At 9:44 AM, Blogger Akemi said…

    Deve ser delicioso mesmo, a cobertura azedinha dá um ótimo contraste com a massa do bolo! Hummmm!

     
  • At 9:49 AM, Blogger Eli said…

    Regina meu querubim também adora esse formato de bolinho, e ele leva pra escola e ainda quer levar pro melhor amigo dele também. hehehe... Esse muffin deve ser delicioso pois eu gosto muito de laranja e afins, estou com a Patricia. risos

     
  • At 11:06 AM, Blogger Karen said…

    Citricos dão um toque tão especial aos bolinhos! Devem ter ficado ótimos!
    Eu entendo a sua filha, quando era criança, adorava comer aqueles "bebezinhos" que ficavam expostos nos bares e lanchonetes, não sei por que, mas achava o máximo comer bolinhos pequenos ao invés de fatias. Pensando bem, acho que até hoje eu prefero assim... rs

     
  • At 11:10 AM, Blogger Be said…

    que lindos
    parece que lhes sinto o sabor com um cafe

     
  • At 3:46 PM, Blogger Be said…

    Obrigada pela visita ao meu blog.....

     
  • At 4:04 PM, Anonymous Anônimo said…

    Sim, uma delicia !
    Sim, uma perdição !
    Sim, várias gorduras na barriga ! (maldita seja a gota de chocolate)
    :-)

    Maridão

     
  • At 4:05 PM, Blogger Regina said…

    Patricia e Akemi, tbém adoro tudo cítrico, o sabor, o cheiro..
    Eliana e Karen, deve ser o formato mesmo, pois qdo eu dou fatias de bolo ela se recusa rsrsr...
    Anabela, obrigada pela visita e gostei do seu cantinho :)

     
  • At 9:06 PM, Blogger Cinara said…

    Regina, os teus muffins estão lindos... Mas posso te dar uma péssima notícia? A gordura é surda! Para ela ir embora, só suando muito mesmo e fechando a boca. Só que estes blogs cheios de receitas maravilhosas não ajudam muito, né? Bjs!

     
  • At 9:41 PM, Blogger Regina said…

    Cinara,infelizmente é assim mesmo, e é por isso que vou à academia, para poder comer, mas hoje em dia com filho e trabalhando o dia inteiro eu tenho q me desdobrar...
    bjs

     
  • At 11:28 AM, Blogger Elvira said…

    Querida Regina, fico muito lisonjeada por ver a receita dos muffins por aqui! :-)

    E fico feliz por ter gostado. Que bonitos que ficaram!

    Um abração de Portugal.

     
  • At 2:56 PM, Blogger Lua Limaverde said…

    Estão lindos, Regina! Faz um tempão que não faço muffins porque estou procurando formas, acredita, Regina? As de silicone nunca vi por aqui e não acho outras legais. Eu tenho uma máquina de tortas que faz muffin mas eles ficam tão pequeninos... Beijos!

     
  • At 5:20 PM, Blogger Regina said…

    Elvira, eu é q agradeço por compartilhar suas receitas apetitosas!
    Luna, não conheço essa máquina de tortas? Como é?
    bjs

     
  • At 10:31 AM, Anonymous Anônimo said…

    estava no blog da elvira e vim dar uma espiada por aqui...

    com que possso substituir a aguar-dente velha ??

    grazi

     
  • At 9:59 AM, Blogger Regina said…

    Graziella,
    eu usei licor de laranja. bjs

     

Postar um comentário

<< Home