terça-feira, janeiro 02, 2007

Dicas para um novo template

Nossa, quem lê assim, vai pensar que sou uma expert no assunto. Porém, somente quero dividir minha experência com vocês sobre minha via crúcis até chegar nesse resultado. Pensei em contratar um webdesigner, mas não conheço nenhum e também não tinha indicação. Então comecei a fuçar aqui, ali, dar uma "googlada" básica. Pensei em eu mesma montar o lay-out do template, mas peloamordedeus, eu só tenho um neuroniozinho básico, e é um tal de HTML misturado com CSS, que ninguém merece. Cheguei até a pegar umas apostilas de faculdade do Júnior, mas definitivamente não é a minha área. Aliás, maridão diz que trabalha na área de informática, o que não quer dizer que ele trabalhe com informática. (Cá entre nós, tô achando que ele sai de casa, fala que vai trabalhar, pega o caminhão que fica lá na esquina e sai vendendo pamonhas de Piracicaba por aí hahahaha). Mas voltando ao assunto, achei meio complicadim eu mesma fazer do jeito que queria, então apelei pro já pronto em que a gente só copia/cola lá no blogger e manda republicar. Corre o risco de trombar com um igual por aí, mas é mais cômodo. Mas quem disse q tbém é simples assim? Nanananinanão. Vc copia/cola e republica e veja só! Sai tudo zoneado, desconfigurado, sidebar lá embaixo e o desespero toma conta: perdi tudo!! Então regra número um: faça um backup do seu template, salve como .txt no bloco de notas por exemplo e daí vc pode brincar à vontade. Então, esse brincar à vontade é ir mudando uma coisinha aqui, outra ali, dando preview para ver como fica e ir salvando. Do template que eu baixei eu mudei muita coisa, tipo fonte, tamanho de letra, disposição dos temas, cores, porém não tenho uma didática, foi tudo no chutômetro e por dedução. O meu template eu tirei do Free Blogspot Templates, que até deixei o banner aí do lado para dar os créditos, mas há vários sites que disponibilizam como:
Blogger Templates
Blog Skins
Pannasmonstata Templates
Apenas alguns exemplos, uns já vem com a lição pronta, copiar/colar, outros deixam o arquivo aberto para vc configurar de acordo com seu gosto, outros deixam fechado para não mudar muito o original, outros vem vários arquivos CSS com as imagens separadas e vc monta seu template e ainda tem que dar o endereço de hospedagem das imagens, pois eu não sabia, mas o fundo, o desenho que vai nas laterais, no nome dos posts, isto é, qualquer figura que aparece no seu blog você tem que hospedar em algum site de hospedagem de imagens, dou como exemplo o Image Shack ou o Image Hosting. Bem, minha peregrinação foi essa, nem acabei pois ainda quero separar os post por categorias e fazer alguns ajustes, mas aos poucos chego lá! Ah, outro site em que vc encontrará muitas dicas é o Blogs.com.br. Espero ter ajudado um pouquinho!

9 Comments:

  • At 3:18 PM, Anonymous Anônimo said…

    adorei esse post. eu tbm até invento de mudar as coisas sem saber nada de HTML...rs... a gente até consegue alguma coisa, mas ô trabalheira danada!!! rsrs

    Bjs

     
  • At 4:03 PM, Blogger Lua Limaverde said…

    Regina, eu já fiz alguns templates de blog há muito tempo atrás, quando eu tive um blog normal (sem ser de comida), mas confesso que por enquanto opto por um pré-pronto, não quero quebrar cabeça com isso agora. Lembro que antigamente havia bem mais opções de template na internet. :)

     
  • At 7:30 AM, Blogger Karen said…

    Obrigada pelas dicas, mas acho que não vou me aventurar tão cedo... Um dia, quem sabe...

     
  • At 2:48 PM, Blogger Márcia said…

    Vc está uma web designer, amiga!!!
    hehehehehehe
    O máximo q eu faço é colocar as fotos, e uso o próprio blogger.
    A parte mais intelectual da coisa fica toda com a Partner.
    Bjos.

     
  • At 6:31 PM, Blogger Cinara said…

    Rê, preciso de uma ajudinha básica: como eu salvo o meu blog em txt no bloco de notas? Como você pode ver, meu conhecimento de informática se resume a meio neurônio... :o) Bjs!

     
  • At 10:13 PM, Blogger Akemi said…

    Um tempo atrás mudei o template com um modelo do blogger mesmo e perdi algumas coisas também, por sorte ainda estava no começo e a perda não foi tão desesperadora.
    Muito legal suas dicas, quando me animar a mexer no blog novamente (tá de férias, não quer nem saber de encarar as panelas! kkkkk) vou dar uma xeretada nestes sites!
    Obrigada pela explicação! ;-)

     
  • At 11:55 AM, Blogger Regina said…

    Meninas, realmente é uma aventura!
    Cinara, vc entra na formatação do modelo do seu blog, dá um copiar (com o botão direito do mouse mesmo), abre o bloco de notas e cola o texto e salva com algum nome.txt. Qq dúvida é só perguntar!!bjs

     
  • At 4:41 PM, Anonymous Anônimo said…

    Pamonhas de Piracicaba ????
    1 x 0

     
  • At 10:56 PM, Blogger ReiliSam said…

    Poxa, Obrigado, menina. Estou na odisséia por um template para o meu site e queria saber se existe algum progrmama de configuração de templates, ou sei lá... só sei q é chato eu pegar um template e ele ser igual ao de alguém e tbm deve ser muito difícil fazer o meu próprio... enfim.. a luta continua. Muito obrigado!

     

Postar um comentário

<< Home