domingo, janeiro 07, 2007

Maçãs Assadas - receita da minha amiga secreta

Estava esperando a Cinara voltar para postar a receita que ela, como minha amiga secreta me enviou. Acho que ela viu meu gosto pelas frutas e me mandou um extrator de polpa de maçãs, junto com essa receitinha fácil, simples, mas deliciosa. Depois de tirar o miolo, eu ainda usei uma faca para abrir mais o orifício para caber mais recheio. O único problema foi que me empolguei na hora de comprar as maçãs e fui na maior que achei, um exagero. Pensei que elas murchariam bem depois de assadas. Na hora de servir tive que dividí-la em três partes, pois já estávamos empanturrados com toda a comida. Servi acompanhada de sorvete de creme. Adorei participar dessa brincadeira e obrigada Cinara por seu carinho!

Ingredientes
4 maçãs grandes
1/4 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher chá de canela em pó
1/4 xícara de chá de nozes picadas
1/4 xícara de uvas passas picadas
1 colher sopa de manteiga
3/4 xícara de água

Modo de preparo
1- Pré-aqueça o forno a 190°. Lave as maçãs, remova o miolo até um centímetro antes de chegar à base das maçãs, usando o extrator de polpa.
2- Em uma tigela pequena, misture o açúcar, a canela, as passas e as nozes. Coloque as maçãs em uma assadeira quadrada de 20x20cm. Recheie cada maçã com esta mistura. Por cima, coloque um pedacinho de manteiga (1/4 da colher de sopa).
3- Ponha a água na assadeira, ela deve cobrir o fundo (acrescente mais, se necessário). Asse por 30 ou 40 minutos, até ficarem macias, mas não moles demais. Retire o forno e molhe as maçãs várias vezes com o suco que se formou no fundo da assadeira.
Sirva-as mornas, com sorvete de creme. Rende 4 porções.

11 Comments:

  • At 10:06 AM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, que delícia esta sobremesa. Adoro frutas assadas!

    Fiz uma receita semelhante com pêras e foi um sucesso.

     
  • At 10:08 AM, Blogger thais said…

    hummmmm, que delícia que deve ter ficado.....

    ai ai...... quero um fornooooo!

     
  • At 10:08 AM, Blogger Akemi said…

    Acho que vc me deu o empurrão que eu precisava para comprar de vez este extrator de polpa! Estão super apetitosos e com sorvete, nhammmmm!

     
  • At 10:10 AM, Blogger Akemi said…

    Thais, tem uns forninhos bem baratos nas lojas de eletrodomésticos. Alguns por apenas ichiman, dê uma pesquisada!

     
  • At 11:45 AM, Blogger Cinara said…

    Ficaram ótimas as suas maçãs, Rê!! Fico feliz que você tenha gostado... Espero que o extrator de polpa continue sendo útil. Beijos!

     
  • At 2:06 PM, Blogger Regina said…

    Pat, peras tbém deve ter ficado bom né!
    Thais, será que na panela com água tbém não dá?
    Akemi, é bom porque vc não precisa abrir a maçã
    Cinara, obrigada mais uma vez!

     
  • At 5:52 PM, Blogger Valentina said…

    Pra mim esta maravilhosa alquimia que ocorre quando maçãs vÃo ao forno é algo mágico.Deve ter ficado demais.

     
  • At 9:24 PM, Anonymous Anônimo said…

    Adoro maçã assada e essa deve ter ficado TUDO de bom!!! e sorvete de creme é obrigatório... rsrsrs


    Bjs

     
  • At 2:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Imagino o aroma q ficou na sua cozinha... (ou na casa inteira!!). Adoro sobremesas quentes de maçã! Beijos..

     
  • At 12:19 PM, Anonymous Anônimo said…

    Regina !!!

    Estava no supermercado e procurei receitas de maças assadas com o meu pda, encontrei o teu blog :D
    Vou experimentar esta receita hoje!!! fiquei com mta pena de não encontrar o tal "sorvete de creme" mas desconheço o que seja, será que tem outro nome aqui em Portugal?

     
  • At 2:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    tadoro maças assadas.neste momento estou apreparar quatro po jantar

     

Postar um comentário

<< Home