quarta-feira, janeiro 03, 2007

Torta alemã de bacalhau

Essa receita peguei de uma revista que comprei do Edu Guedes, aquele cozinheiro/apresentador marido da Eliana Dedinhos. Não tenho a mínima idéia porque se chama torta alemã, é uma variante do clássico bacalhau + batatas + ovos + azeitonas, mas ficou uma delícia. Com certeza repetirei a receita, até porque Jr. é viciado em bacalhau. Pena que não tirei foto das camadas, porque esse negócio de ficar tirando foto de comida é meio complicado, ainda mais quando se tem visita em casa, fica chato, ou vc serve ou vc tira foto e pra ficar bom, tem que tirar mais de uma...puxa, esse negócio de blog vicia viu! Chega a ser hilário esses lances! Vou colocar as medidas que usei pois emprestei a revista.

Ingredientes
800grs de bacalhau
600grs de batata cozida e amassada
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
2 dentes de alho picado
2 colh. sopa de margarina
azeite à gosto
1 1/2 xíc. chá azeitonas pretas do tipo portuguesa picadas
3 ovos cozidos e picados
3 claras em neve
2 colh. sopa de maionese

Modo de preparo
Na véspera, deixe o bacalhau de molho na água para dessalgá-lo. Trocar a água várias vezes. No dia, para cozinhá-lo, ferver água e jogar sobre ele e abafar com uma tampa. Deixar até que a pele ou espinha saiam facilmente. Desfiar em pedaços não muito pequenos. Fazer um purê com as batatas cozidas e a margarina, não há necessidade de colocar leite. Refogar as cebolas em rodelas e o alho picado no azeite à gosto. Bater as claras em neve e adicionar delicadamente a maionese.
Montagem: numa travessa fazer uma camada com o purê de batata, jogar o bacalhau desfiado, por cima as cebolas e o alho refogado, uma camada de azeitonas pretas, outra dos ovos picados, regar com azeite à gosto. Por último as claras em neves com a maionese e levar para gratinar no forno moderado por uma meia hora, até dourar.

13 Comments:

  • At 8:04 PM, Blogger Lua Limaverde said…

    Regina, sua torta está com uma cara ótima, eu não tenho paciência pra preparar bacalhau - é o mesmo drama com carne seca, esse troca-troca de água me dá nos nervos! rs
    Ah, os meus amigos mais íntimos que vem pra cá já sabem do blog e eles mesmos lembram da foto, mas realmente às vezes não dá pra se preocupar com a foto e com a visita ao mesmo tempo!! :D

     
  • At 10:15 PM, Blogger Akemi said…

    Mesmo sem a foto de dentro da torta, só pelos ingredientes já dá para imaginar! Hummmm!
    Amiga, até minha mãe me lembra de tirar foto, acredita???? rsss
    Bem vinda ao clube, amiga!

     
  • At 7:40 AM, Blogger Elvira said…

    Que bom aspecto tem esse prato! Pois, a mim parece-me mais português que alemã. Mas se for bom, o nome não importa muito. ;-)

    Beijão.

     
  • At 9:05 AM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, ri tanto do teu post, me identifiquei totalmente!

    Já fiz algumas coisas bem gostosinhas em casa, mas por ter visita acabei não fotografando.

    O engraçado é o meu marido, que quando estou preparando alguma coisa já fala "vai tirar foto, né?" - daí ele já vai pegar a câmera. risos

     
  • At 9:52 AM, Blogger Regina said…

    Luna, é tão simples ficar trocando a água... tenta um pouquinho rsrsrsr
    Akemi, minha mãe é das antigas, nem sabe ligar um computador, mas um dia eu ainda a convenço...
    Elvira, pois é, não entendi o nome, mas dei os créditos ao autor...e de bacalhau, vcs entendem!
    Pati, é uma das funções dos maridos hahahaha

     
  • At 2:28 PM, Anonymous Anônimo said…

    Reginaaaaaaaaaaaaaa!! menina, que torta é essa... affff!!!!

    Deve ter ficado tudo de bom mesmo!!!

    Ainda estou sem a bateria da câmera digital...rs... então to tão viciada no blog pensando em usar a câmera do celular que é ruim..rs!!!! rs

    Bjs

     
  • At 4:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    Esta receita eu vou experimentar. Parece apetitosa.

     
  • At 7:03 PM, Blogger Eli said…

    Regina tenho ainda um pedaço de bacalhau desalgado no freezer e vou me aventurar na sua receita.
    Luna eu desalgo um tanto legal e depois eu congelo assim não tenho que ficar sempre fazendo isso.

     
  • At 8:51 AM, Blogger Regina said…

    Maria Helena, câmera do celular é o ódoborogodó viu!, pelo menos a minha sem chance...
    Paula, bem vinda, vou conhecer seu cantinho;
    Eliana, acho q vc vai gostar, qto às azeitonas eu coloquei a meu gosto, porque o bacalhau ainda fica um pouco salgado (o meu dessalguei tão bem, que ficou quase zero de sal) e as azeitonas tbém são, então coloque de acordo com seu paladar, assim como o azeite. bjs

     
  • At 10:37 AM, Blogger Karen said…

    Ainda vou fazer! Está anotado!

     
  • At 5:23 PM, Blogger Daniela said…

    Essa já foi pra lista, pois em casa todo mundo adora bacalhau. Assim que fizer eu te conto.
    Beijos

     
  • At 4:42 PM, Anonymous Anônimo said…

    Limito-me a dizer: Pamonhas de Piracaba, hunf !

     
  • At 9:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nossa vi esta torta e pensei: Já tenho receita pra sexta feira da paixão! :) Aqui em casa só comem bcalhau neste dia e eu AMOOOO! Delicioso seu blog! Carinhos.

     

Postar um comentário

<< Home