domingo, janeiro 07, 2007

E foi aqui que começou...Pateo do Collegio

Não, não é nenhuma foto antiga. Foi tirada sexta agora. Já disse que trabalho no centro de São Paulo. Coisa de uns dois anos, já que antes a firma era sediada em um desses bairros chiques, isto é, saímos de um lugar classe AA e fomos parar no meio da muvuca, do povão como se fala. Mas vcs querem saber? Eu a-d-o-r-e-i! A despeito do que se fala aqui do centro, de segurança, tumulto, sujeira, bagunça etc... eu só posso dizer que encontrei coisas boas aqui. Há um outro lado de muita cultura e boas compras é claro, que ninguém é de ferro. Antes eu ia trabalhar de carro, o que pode ser bom ou ruim, mas levando-se em conta o caos que é o trânsito de São Paulo, fico muito feliz de agora ir trabalhar de metrô e gastar meu tempo de viagem lendo meus livros. Tá, não tenho mais lojas e restaurantes estrelados ao meu redor, mas tenho variadas opções de cardápios, 25 de março, Mercado Municipal, Liberdade, República, tudo isso a pé. O Pateo do Collegio é um conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico, local em que foi levantada a primeira construção do que agora é a cidade de São Paulo - uma igreja e um colégio erguidos pelo padre José de Anchieta em 1554. O prédio de hoje já não é mais o original, mas sim uma réplica, datado de 1953, mas dentro podemos encontrar uma parede de taipa de pilão original (esqueci de tirar a foto). No local há uma igreja, (onde se realizam casamentos e não se pode tirar fotos), um museu de arte sacra e um café, o qual passei depois do almoço para desfrutar um bolinho de laranja com um expresso e aproveitei para tirar as fotos abaixo. É incrível como mesmo com o barulho infernal que impera lá fora, podemos adentrar lá e encontrar um lugar tranqüilo, cheio de verde, sossego, uma boa comida, uma fontezinha de água, enfeites indígenas. Fora que tem dias em que há concertos de música clássica, apresentação de coral dentro da igrejinha, um luxo para nossos ouvidos, uma paz para passar a hora do almoço. O centro é assim: ou você adora ou você detesta.

9 Comments:

  • At 5:50 PM, Blogger Valentina said…

    Há uns anos atrás fiz um passeio por esta parte histórica de Sao paulo com o pai de uma amiga, que vive em Sao Paulo ha séculos, estou ai...super bem informado..fiquei apaixonada pela história. a paixão e conhecimento dele me fez ver além da sujeira, da confusÃo...foi inesquecível.Fiquei saudosa daquele passeio ao ler este teu post.

     
  • At 9:45 PM, Blogger Eli said…

    É tão bom saber a história dos lugares, adorei ver as fotos eu moro aqui em São Paulo não tem muito tempo então ainda não conheço muita coisa. Ah eu deixei um recado pra você lá no blog no post do suflê de chocolate.

     
  • At 9:02 AM, Blogger Regina said…

    Valentina, realmente tem muita história aqui e na correria do dia a dia, esquecemos completamente disso.
    Eliana, São Paulo é tão grande que é difícil, mesmo para quem é daqui conhecer tudo... bjs

     
  • At 10:00 AM, Blogger thais said…

    meu professor de fotografia falou que era pra gente ir no páteo tirar fotos. eu pensei "eu, hein? pra ser assaltada, assassinada e esquartejada?".
    mas aí fomos, em um grupão e foi liiiiindo....... ai ai.... como a gente tem pré-conceitos...

     
  • At 11:18 AM, Blogger Regina said…

    Thais minhas fotos são beeem amadoras, morro de vontade de fazer um curso de fotografia e de ter uma máquina decente, of course, que essa minha canonzinha apesar de ser prática para carregar é muito limitada...bjs

     
  • At 10:05 PM, Blogger Lua Limaverde said…

    Regina, adorei as fotos, a montagem etc. E também as informações. Não conheço São Paulo mas tenho muita vontade, meu pai está morando aí há um ano e ainda não tive coragem de ir. :)

     
  • At 9:13 AM, Blogger Regina said…

    Luna, vem sim conhecer aqui! E quem sabe podemos nos conhecer? bjs

     
  • At 2:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    EU ADORO! Nasci em SP, já morei em várias cidades mas a maior parte do tempo aqui em Campinas. Minha família toda é daí e meu pai sabe tudo de SP. Sempre levou a gente pra passear no centro, principalmente de domingo, qdo fica mais calmo.. Adorávamos passar uma manhã na Liberdade, comer aqueles pratos maravilhosos... E lembro-me de uma excursão da escola em q fomos ao Pateo. Belíssimo mesmo! Parabéns pela homenagem!

     
  • At 7:28 PM, Blogger Anilda Clementina said…

    O centro das grandes cidades costumam ser fascinantes! São Paulo, Rio, Santos, Porto Alegre, Manaus...Muito pela história impregnada nos edifícios, mas também pela fartura e diversidade de opções (comércio, restaurantes, livrarias, cafés, mercados populares, feiras, eventos culturais, museus, pasmem parques e gente, muita gente!).
    Amo de paixão morar no centro!

     

Postar um comentário

<< Home