Focaccia de Alecrim

Semana passada, ao chegar do serviço, já noite, folheando revistas e me deparo com essa focaccia. A Luna tem uma versão, se não me engano, com batata na massa, a Eliana tem outra e vi no livro do Jaime Oliver uma com farinha e semolina, mas como estou com certo trauma de semolina, optei por essa receita mais simples. Só posso dizer que ficou deliciosa, me lembra um pouco a textura do pão ciabatta. Não tinha alecrim fresco, por isso acho que o sabor da cebola e do azeite ficou mais acentuado, mas muuito bom! Ah, não tinha fermento seco, só o fresco e só fui perceber na hora que já tinha começado a receita e já o tinha misturado na farinha. Então se quiser inverter a etapa e diluir o fermento fresco na água morna primeiro, acho que não tem problema. Assim como a cobertura fazer a seu gosto.
Ingredientes
3 xíc. chá de farinha de trigo
1 colher café de sal
2 colh. chá de fermento biológico
200 ml de água morna
4 colh. sopa de azeite de oliva
1 cebola roxa pequena - usei branca mesmo
folhas de um ramo grande de alecrim
1 colher chá de sal grosso
Modo de preparo
1-Em uma vasilha, peneire a farinha e sal. Acrescente o fermento, e, com a mão, faça uma cova no centro dos ingredientes secos.
2-Despeje a água morna e a metade do azeite no centro. Misture aos poucos. Se a massa parecer seca, acrescente mais água.
3-Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove até ficar macia e elástica. Deixe descansar coberta, em local protegido, por cerca de 30minutos. Com a mão fechada, sove e amasse mais um pouco.
4-Abra a massa com um rolo de macarrão e forre o fundo de uma assadeira de pizza untada com azeite (usei uma forma redonda de 25cm - por isso ficou mais alta, ah, regada com bastante azeite). Pincele com o azeite restante.
5-Corte a cebola em rodelas finas. Espalhe-a sobre a massa com o alecrim e o sal grosso, pressionando levemente.
6-Com o dedo indicador, pressione a massa, mantendo a distância de 3cm da borda.
7-Deixe a massa crescer por cerca de 30minutos, coberta. Leve ao forno preaquecido, por cerca de 25minutos. Sirva morna. (eu não espero tanto...)
9 Comments:
At 9:15 AM,
Eli said…
Regina fiquei toda toda de ver meu nominho sitado num post seu, obrigada! Menina fiquei babando na sua foto. heheehe Que linda ficou a focaccia. Ja anotei sua receita.
At 10:45 AM,
Anônimo said…
Regina,
Nunca fiz focaccia! Já vi tanta receita linda por aí, preciso tentar!
At 11:45 AM,
Lua Limaverde said…
Regina, sua focaccia está linda, também nunca fiz, aquela receita é uma torta focaccia, mas não é bem um pão focaccia, sabe? Estou morrendo de vontade de fazer pães esses dias, mas aqui em casa está impossível cozinhar! snif snif...
At 2:39 PM,
Regina said…
Eliana, vc é uma das musas inspiradoras dos foodblogs menina!
Pat, pra vc q gosta de pão, com certeza irá gostar!
Eu imagino...reforma é um saco!E eu q fui inventar nas vésperas de ter a Sofia? Não sei como ela não adiantou...
At 7:55 PM,
Cinara said…
Rê, que pão mais lindo! Só não sei trabalhar com fermento fresco, não sei se eu já te disse. Como aprendi a cozinhar nos EUA, só uso o fermento seco (granulado). Receita anotada! Beijos...
At 9:59 AM,
Akemi said…
Que delícia! A massa parece bem fofinha!
At 4:06 PM,
Anônimo said…
Regina, achei chic demais isso de focaccia de alecrim! :) De alecrim nunca tinha visto. A foto está lindíssima e dá vontade fazer pra uma mesa linda de pães e frios. uhmmmmmm Beijocas.
At 5:01 PM,
Anônimo said…
Eu sou fã destas massas! Bjs!
At 7:23 PM,
Valentina said…
Ai que linda RE!!! Adoro foccacia. Como sem consegur parar.Um horror.
Postar um comentário
<< Home