quarta-feira, janeiro 24, 2007

Focaccia de Alecrim

Sabe aqueles dias em que vc está com a "macaca" e vc TEM que fazer alguma receita? (bem, na verdade isso não acontece só na cozinha...). Só que vc não tem a mínima idéia de que receita, é tarde, não tem todos os ingredientes..., enfim, tudo contra, mas vc QUER fazer algo. É, isso me acomete de vez em quando.
Semana passada, ao chegar do serviço, já noite, folheando revistas e me deparo com essa focaccia. A Luna tem uma versão, se não me engano, com batata na massa, a Eliana tem outra e vi no livro do Jaime Oliver uma com farinha e semolina, mas como estou com certo trauma de semolina, optei por essa receita mais simples. Só posso dizer que ficou deliciosa, me lembra um pouco a textura do pão ciabatta. Não tinha alecrim fresco, por isso acho que o sabor da cebola e do azeite ficou mais acentuado, mas muuito bom! Ah, não tinha fermento seco, só o fresco e só fui perceber na hora que já tinha começado a receita e já o tinha misturado na farinha. Então se quiser inverter a etapa e diluir o fermento fresco na água morna primeiro, acho que não tem problema. Assim como a cobertura fazer a seu gosto.

Ingredientes
3 xíc. chá de farinha de trigo
1 colher café de sal
2 colh. chá de fermento biológico
200 ml de água morna
4 colh. sopa de azeite de oliva
1 cebola roxa pequena - usei branca mesmo
folhas de um ramo grande de alecrim
1 colher chá de sal grosso

Modo de preparo
1-Em uma vasilha, peneire a farinha e sal. Acrescente o fermento, e, com a mão, faça uma cova no centro dos ingredientes secos.
2-Despeje a água morna e a metade do azeite no centro. Misture aos poucos. Se a massa parecer seca, acrescente mais água.
3-Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove até ficar macia e elástica. Deixe descansar coberta, em local protegido, por cerca de 30minutos. Com a mão fechada, sove e amasse mais um pouco.
4-Abra a massa com um rolo de macarrão e forre o fundo de uma assadeira de pizza untada com azeite (usei uma forma redonda de 25cm - por isso ficou mais alta, ah, regada com bastante azeite). Pincele com o azeite restante.
5-Corte a cebola em rodelas finas. Espalhe-a sobre a massa com o alecrim e o sal grosso, pressionando levemente.
6-Com o dedo indicador, pressione a massa, mantendo a distância de 3cm da borda.
7-Deixe a massa crescer por cerca de 30minutos, coberta. Leve ao forno preaquecido, por cerca de 25minutos. Sirva morna. (eu não espero tanto...)

Marcadores: ,

9 Comments:

  • At 9:15 AM, Blogger Eli said…

    Regina fiquei toda toda de ver meu nominho sitado num post seu, obrigada! Menina fiquei babando na sua foto. heheehe Que linda ficou a focaccia. Ja anotei sua receita.

     
  • At 10:45 AM, Anonymous Anônimo said…

    Regina,
    Nunca fiz focaccia! Já vi tanta receita linda por aí, preciso tentar!

     
  • At 11:45 AM, Blogger Lua Limaverde said…

    Regina, sua focaccia está linda, também nunca fiz, aquela receita é uma torta focaccia, mas não é bem um pão focaccia, sabe? Estou morrendo de vontade de fazer pães esses dias, mas aqui em casa está impossível cozinhar! snif snif...

     
  • At 2:39 PM, Blogger Regina said…

    Eliana, vc é uma das musas inspiradoras dos foodblogs menina!

    Pat, pra vc q gosta de pão, com certeza irá gostar!

    Eu imagino...reforma é um saco!E eu q fui inventar nas vésperas de ter a Sofia? Não sei como ela não adiantou...

     
  • At 7:55 PM, Blogger Cinara said…

    Rê, que pão mais lindo! Só não sei trabalhar com fermento fresco, não sei se eu já te disse. Como aprendi a cozinhar nos EUA, só uso o fermento seco (granulado). Receita anotada! Beijos...

     
  • At 9:59 AM, Blogger Akemi said…

    Que delícia! A massa parece bem fofinha!

     
  • At 4:06 PM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, achei chic demais isso de focaccia de alecrim! :) De alecrim nunca tinha visto. A foto está lindíssima e dá vontade fazer pra uma mesa linda de pães e frios. uhmmmmmm Beijocas.

     
  • At 5:01 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu sou fã destas massas! Bjs!

     
  • At 7:23 PM, Blogger Valentina said…

    Ai que linda RE!!! Adoro foccacia. Como sem consegur parar.Um horror.

     

Postar um comentário

<< Home