segunda-feira, agosto 04, 2008

Blogagem coletiva da semana mundial da amamentação

E já que o tema recorrente aqui é comida, por que não falar do alimento mais completo que existe? O leite materno! E para juntar mais força a essa corrente, estou participando da Blogagem Coletiva da Semana Mundial da Amamentação.

Como descrever esse ato de amor? Como tirar palavras para passar o quanto vale a pena, quanto carinho se transborda, quanto nos satisfazemos ao ver nossas crias crescendo sabendo que o nosso corpo produziu esse alimento que não só preenche o corpo mas a alma?
Não, não é fácil assim. Já na maternidade te passam as técnicas, abocanhar toda a auréola, cabeça aqui, mão acolá, tal posição... Só a prática mesmo... Pegar sua cria recém parida, colocá-la no seu seio e ver que essa criaturinha que com minuto de vida já sabe sugar é de maravilhar qualquer um. Incrível como um recém nascido que nove meses ficou espremidinho no seu ventre, em seu primeiro minuto de vida já busca o nosso seio e suga com uma verocidade de leão. É, porque é nesse instante, logo depois do nascer, que se estreitam os laços. Aquele de identificação de cheiro, voz, acalanto. Nada se compara a esse momento, quando depois do trabalho de parto, em que a adrenalina correu solta, vem a calmaria de encontro mãe-bebê, o seio oferecido, a boquinha sugando, peito com peito... Surgem as dores, fissuras, ingurgitamentos, mas nada que uma boa persistência e respaldo não resolvam (na grande maioria). É, o APOIO é fundamental. Eu sou feliz de dizer que tive todo o apoio do maridão, do obstetra que agüentou minhas ligações quando o seio empedrou e tive febre e da pediatra que até técnica de quatro me passou para aliviar a dor.
Jamais esquecerei quando um dia, andando aqui pelo centro, na hora do almoço, no meio da muvuca geral, havia uma camelô vendendo seu produto com uma mão e com a outra segurando seu filho (que já não era bebê) e amamentando, de peito de fora, no meio da multidão. Nossa, fiquei tão comovida com essa situação e na hora a prolactina agiu e meus seios começaram a jorrar leite.
Descrevendo assim parece corriqueiro, mas para mim havia tanto amor naquele momento, tanta poesia!
Talvez um olhar de mãe que se identifica...

Regina – que amamentou Sofia até 1 ano e meio e amamenta Júlia de quase 10 meses.

Marcadores:

6 Comments:

  • At 12:30 PM, Blogger Odete said…

    Parabens Regina.
    bjs

     
  • At 5:26 PM, Blogger Marcia H said…

    parabéns Regina

     
  • At 9:01 PM, Blogger Regina said…

    Odete e Márcia, obrigada!Amamentar realmente é muito gratificante!

     
  • At 1:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi.. e aí, recebeu o livro?
    espero que tenha chegado
    bjos

     
  • At 9:23 PM, Blogger Mari Rezende said…

    Regina, aproveitei uma dica antiga que você deu de fazer muffins de cenoura e chocolate e adoreei! Postei lá no meu blog, se você quiser dar uma olhada...

    Beijinhos!

     
  • At 6:50 PM, Anonymous Anônimo said…

    Regina,
    Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

    Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

    Te esperamos por lá.

    Bjkas

    Glau, Renata e Rita Palita

     

Postar um comentário

<< Home