domingo, outubro 18, 2009

Bolinho de bacalhau assado



Eu evito ao máximo fazer frituras, então resolvi fazer uma receita tradicional de bolinho de bacalhau, mas em vez de fritar, eu resolvi assá-los. Ficaram sequinhos e saudáveis!
Ingredientes
700g de batatas (pedi à feirante uma batata que fosse boa para bolinhos e ela me deu aquelas de casca rosa)
500g de bacalhau desfiado dessalgado (comprei 500g do já desfiado, mas depois que dessalguei eles ficaram com menos de 400g!)
1 ovo
um maço de cheiro verde picadinho
azeite para untar a assadeira e regar os bolinhos
Modo de preparo
Não tem segredo, cozinhar as batatas e depois fazer um purê. Eu nem usei o amassador, fiz com o garfo mesmo para deixar alguns pedaços de batatas perdidos no meio da massa. Juntar o bacalhau, já desfiado e dessalgado, o ovo batido e o cheiro verde picado. Se vc dessalgou demais o peixe, ajustar o sal. Moldar os bolinhos e dispor na assadeira untada com o azeite. Regá-los com mais azeite e assar. No meio do cozimento, virá-los para dourar em ambos os lados.

segunda-feira, outubro 12, 2009

Procurando novo dono

Resolvi criar um blog para disponibilizar coisas novas e usadas que terao mais utilidade com um novo dono.
Fazendo uma faxina em casa, separando coisas para doacao, descobri que tenho vaarias coisas (muitas na verdade) que estao em otimo estado e que estao paradas. A maioria, logico, para maternidade e criancas. Tenho uma certa vergonha para vender coisas, nunca serviria para vendedora, detesto ser invasiva. Requer tempo para tirar fotos, mas vamos ver no que da!

obs. meu teclado perdeu os acentos!

Marcadores:

domingo, outubro 11, 2009

As pontes de Madison


foto:João Caldas-divulgação

Acabei de voltar da peça As pontes de Madison, a mesma que foi filmada pelo Clint Eastwood e a Meryl Streep. Bem, já sabia que ia chorar pois com o filme eu já tinha ido às lágrimas, mas não imaginava que a peça tupiniquim fosse tão "emoção à flor da pele". A Jussara Freire está fantástica, mas que interpretação do Marcos Caruso! Ele realmente é o ATOR.
Não dá para ficar imune à emoção dessa estória que narra quatro dias que mudaram a vida da dona de casa sufocada pela pequena cidade e pelo casamento e o fotógrafo aventureiro da National Geografic. Mostra na contramão do culto à juventude, que o amor de duas pessoas maduras é muito mais bonito que uma paixão adolescente, com todas as suas nuances e profundidades.
Recomendo!

As pontes de Madison
em cartaz no teatro do Hotel Renaissence

sábado, outubro 10, 2009

Bolo de banana


(clique para ampliar)
Já perdi a conta de quantas vezes já fiz esse bolo. Ele é muito bom, econômico (vc aproveita as bananas que sobraram da semana) e agrada mesmo quem não gosta de um bolinho de banana (que o diga minha sobrinha Gabriela rsrss). Ah, tem a vantagem de não ter leite e derivados, que aqui em casa agora é assim, sem lácteos para as meninas. Receita baseada no Kafta na praia.

Bolo de banana
3-4 bananas maduras amassadas
1/3 xíc. de óleo vegetal (uso de girassol ou milho)
1 xíc. de açúcar menos 1 dedo (uso o que tiver, demerara, mascavo, branco)
1 ovo batido
1 col. chá de essência de baunilha
1 col. chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 1/2 xíc. de farinha de trigo
½ xíc. de chocolate em gotas e castanhas do pará ou nozes picadas
Modo de fazer
Preaqueça o forno. Misture a banana amassada com a manteiga. Adicione o açúcar, o ovo e a baunilha. Polvilhe o bicarbonato de sódio e o sal, misture. Adicione a farinha e mexa. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada e asse por cerca de 1h ou até dourar.
xícara medidora de 250ml