segunda-feira, agosto 04, 2008

Blogagem coletiva da semana mundial da amamentação

E já que o tema recorrente aqui é comida, por que não falar do alimento mais completo que existe? O leite materno! E para juntar mais força a essa corrente, estou participando da Blogagem Coletiva da Semana Mundial da Amamentação.

Como descrever esse ato de amor? Como tirar palavras para passar o quanto vale a pena, quanto carinho se transborda, quanto nos satisfazemos ao ver nossas crias crescendo sabendo que o nosso corpo produziu esse alimento que não só preenche o corpo mas a alma?
Não, não é fácil assim. Já na maternidade te passam as técnicas, abocanhar toda a auréola, cabeça aqui, mão acolá, tal posição... Só a prática mesmo... Pegar sua cria recém parida, colocá-la no seu seio e ver que essa criaturinha que com minuto de vida já sabe sugar é de maravilhar qualquer um. Incrível como um recém nascido que nove meses ficou espremidinho no seu ventre, em seu primeiro minuto de vida já busca o nosso seio e suga com uma verocidade de leão. É, porque é nesse instante, logo depois do nascer, que se estreitam os laços. Aquele de identificação de cheiro, voz, acalanto. Nada se compara a esse momento, quando depois do trabalho de parto, em que a adrenalina correu solta, vem a calmaria de encontro mãe-bebê, o seio oferecido, a boquinha sugando, peito com peito... Surgem as dores, fissuras, ingurgitamentos, mas nada que uma boa persistência e respaldo não resolvam (na grande maioria). É, o APOIO é fundamental. Eu sou feliz de dizer que tive todo o apoio do maridão, do obstetra que agüentou minhas ligações quando o seio empedrou e tive febre e da pediatra que até técnica de quatro me passou para aliviar a dor.
Jamais esquecerei quando um dia, andando aqui pelo centro, na hora do almoço, no meio da muvuca geral, havia uma camelô vendendo seu produto com uma mão e com a outra segurando seu filho (que já não era bebê) e amamentando, de peito de fora, no meio da multidão. Nossa, fiquei tão comovida com essa situação e na hora a prolactina agiu e meus seios começaram a jorrar leite.
Descrevendo assim parece corriqueiro, mas para mim havia tanto amor naquele momento, tanta poesia!
Talvez um olhar de mãe que se identifica...

Regina – que amamentou Sofia até 1 ano e meio e amamenta Júlia de quase 10 meses.

Marcadores:

domingo, agosto 03, 2008

Yakisoba de frango by Adriano Kanashiro

Esta é uma receita que já tenho há alguns anos e...... galera, a Regina deixou o micro ligado. Entao quero aproveitar que a receita nao importa agora. O que importa é o amor que existe entre esse casal maravilhoso, amor esse que dá o gostinho final a cada receita.

Depois a Re volta e posta a receita.

Beijo

Maridao, como muito amor !



Bem, voltando à programação normal...que a coleira soltou, mas já prendi....hahahaha...

YAKI - assar ou grelhar
SOBA - macarrão

Receita garimpada há alguns anos no Programa Mestre Cuca, quando ainda passava na extinta Rede Mulher. Na época o chefe Allan recebeu a visita do Adriano Kanashiro, que hoje comanda o Kinu, no Grand Hyatt São Paulo. Se tiver uma wok, melhor ainda, facilita (não é o meu caso). Hoje é a receita oficial lá de casa, já fiz várias vezes, aproveitando o que tenho. Rende muuito.Tentei achar o link no Cybercook, mas não encontrei.


Ingredientes
300g de filé de frango cortado em iscas
1/2 cenoura laminada (acho pouco, coloco mais)
6 folhas de acelga cortada (dessa vez não tinha)
1/2 maço de brócolis
1/2 couve-flor
100g de ervilha torta cortada ao meio
1 pacote de macarrão para yakissoba
400ml de caldo de frango (usei uns 550ml)
1 cebola picada em lâminas
50ml de shoyu
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de café de óleo de gergelim torrado (adoro, então uso 1colher de sopa)
1 colher de sopa de óleo vegetal


Para o caldo (às vezes faço, outras uso do pronto mesmo, mas lógico, não é a mesma coisa)
1 carcaça de frango
1 cebola picada
1 maço pequeno de cebolinha
+ ou - 10cm de kombu (variedade de alga própria para o preparo de caldos, marinados e cozidos)
sal a gosto

Modo de preparo
Para o caldo: faça um caldo de galinha com a carcaça do frango, sal, cebolinha, kombu e cebola. Reserve.

Para o yakisoba: aqueça o óleo no wok e frite o frango. Depois adicione a couve-flor e a cenoura. Frite mais um pouco e retire da panela. Reserve. Retorne com a frigideira e coloque o caldo de frango, deixe ferver e junte os legumes fritos e acrescente o brócolis, a ervilha torta, acelga, cebola, óleo de gergelim e o shoyu. Refogue por mais dois minutos e acrescente o amido de milho dissolvido com um pouco de água. À parte frite o macarrão cozido em óleo quente. Coloque numa travessa e cubra com os legumes. Sirva quente.
obs.:
Os legumes não devem ficar muito moles, mais al dente. Para isso vá adicionando no cozido, em ordem de dureza.
Pode fazer o acerto do tempero com o shoyu e o óleo de gergelim (que dá aquele gostinho de gergelim torrado maravilhoso!)
Um dos grandes segredos para mim é deixar o macarrão bem fritinho. Usando uma panela com anti-aderente (teflon) até se dispensa o óleo.
Variações: pode adicionar champignon, shitake, camarões...

E não tenha medo de ser feliz e adicionar mais uns gramas na balança!