quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Ausência temporária

Queridos e queridas,
sei que estou em falta nos comentários e visitas, mas essa semana foi uma verdadeira maratona punk e desde o último post, isto é, desde segunda, esta é a primeira vez que consigo entrar na net e até no serviço não estou indo. Mas tenho fé que logo as coisas irão melhorar e voltarei com tudo! Até a volta!

Marcadores:

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Momento off

Sei que estou fazendo esse espaço basicamente culinário e por conseqüência, com temas levinhos e despretensiosos, mas não posso deixar de registrar certas coisas que me apertam o coração. A primeira é a tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro e que até já virou assunto batido, mas gente, até onde vai a crueldade humana? Dói pensar em como ocorreu, no que a família está passando e de como a vida deles ficará marcada para sempre. A outra, mais "egoisticamente" falando, é que marido irá trabalhar em pleno período de Carnaval, "a milhas e milhas distantes do meu amor..." e desde já estou com o coração doído de saudade. O que nos consola é que passado o Carnaval estaremos em férias por um curto período, mas férias, e essa semana estou tentando por o trabalho em dia para sair tranqüila e deixar a casa em ordem, portanto não sei o quanto conseguirei postar.

Marcadores:

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Receitinhas para o verão

Dois pratinhos que eu fiz nessa semana quente em que o calor está de rachar e que, pelo menos a mim, não anima muito a cozinhar. Procuro coisas rápidas e práticas, ah, e lights de preferências né!. Nem receita tenho direito, mas aposto que a maioria já fez um dia e tem o seu jeito particular de fazer. O primeiro prato é um tabule básico.
Vc vai precisar de trigo para kibe (deixado de molho em água durante algumas horas), cebola, tomate, salsinha, hortelã e pepino picado (o pepino eu gosto usar do tipo japonês que tem menos semente e é mais digestivo) e tudo isso temperado com azeite, limão e sal à gosto - gosto de uma pitadinha de nada de pimenta síria.

O outro prato é um básico macarrão com rúcula e tomate seco.

Usei espagueti integral al dente e adicionei rúcula e tomate seco picados e tudo temperado com azeite, parmesão ralado e sal à gosto. Ah, a Cris também tem uma massa de verão. Bon appétit!


Marcadores: , ,

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Superpão de queijo

Eu sou fã de pão de queijo, até viciada diria, e ao ver essa receita eu não pude deixar de fazê-la. O bom é que dura uns dois, três dias, não endurece logo e para um lanchinho da tarde é o que há! A textura não é leve, assim como qualquer massa feita com o polvilho e cuidado com o óleo, pois a muçarela já tem o suficiente. A fonte é a revista Receita Minuto.

Ingredientes
1/2 xíc. chá de óleo
1 xíc. chá de leite
3 ovos
1 colher chá de sal
200g de muçarela ralada
3 xíc. chá de polvilho doce
1 colher chá de orégano - se gostar
1 colher sopa de fermento em pó
queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo
1- No liquificador, bata o óleo, o leite, os ovos e o sal. Adicione a muçarela ralada e bata mais um pouco. Despeje em uma vasilha e misture o polvilho doce e o orégano, mexendo com uma colher. Incorpore o fermento e mexa mais um pouco. Em uma forma de furo central (24cm de diâmetro), untada e polvilhada com queijo parmesão ralado, coloque a massa.
2- Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 25minutos ou até dourar.

Marcadores: ,

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Aproveitando a liquidação

Confesso que adoro uma liquidação e que para desespero do maridão minhas mãos se coçam todas ao ver aquelas letras e números que estampam as vitrines das lojas nessa época do ano. Sou muuuito consumista, até para aquilo que nem sei se vou usar, mas tá mais barato, me atrai. Eu sei que é um defeito meu, uma futilidade minha e que é uma coisa que eu preciso melhorar. Já perdi a conta de roupas e sapatos por exemplo que compro liquidando em lojas e que depois ficam encostadas... e gadgets de cozinha? Tupperware por exemplo, eu abro o catálogo e quero todos e eles só acumulam no guarda-roupa, para quem sabe se eu precisar um dia daquele formato específico... Bá! Esse fim de semana, passando em frente à Spicy, não pude resistir a esses utensílios aí de cima, e eu sei que vou usar e serão muito úteis. Meus medidores de xícaras já estavam velhos de guerra e adorei esse formato com várias graduações, até 4 xícaras. E essa centrífuga de verdura foi minha paixão, já estava namorando faz um tempão, mas muito cara. Bem, continua cara, mas deu uma melhorada no preço e foi a oportunidade. Com essa vc não precisa puxar cordinha ou girar uma manivela, é só apertar o botão central e ela gira que é uma beleza e para parar é só apertar outro botãozinho na tampa. Agora minhas saladas serão mais gostosas e bonitas!!! ;-))

Marcadores: ,

Bolo de Maçã

Em casa adoramos esse bolo. Já fiz essa receita duas vezes na mesma semana. O que me atraiu nessa receita em particular foi o aproveitamento da casca também. Ele fica úmido e o açúcar com a canela em cima dá o equilíbrio perfeito, na minha opinião. Na primeira vez fiz com amêndoas, pois não tinha nozes e se vc for chegado em frutas secas não irá se arrepender. Na segunda eu fui só de maçãs e uva passas e gostei mais ainda pois não tem aquele croc-croc quando se mastiga.

Ingredientes
3 maçãs - usei do tamanho médio
suco de um limão
1 xíc. chá de óleo - usei de milho
4 ovos
1 1/2 xíc. chá de açúcar
1/2 xíc. chá de uvas passas brancas - usei preta mesmo
1/2 xíc. chá de nozes bem picadas
2 1/2 xíc. chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo
1- Lave as maçãs, descasque-as (reserve as cascas) e corte-as em cubos pequenos. Coloque de molho em uma vasilha coberta com água e suco de limão.
2- No liquidificador, bata o óleo, os ovos, o açúcar e as cascas das maçãs. Reserve.
3- Em um recipiente, peneire a farinha de trigo e o fermento em pó.
4- Acrescente as passas, as nozes e as maçãs escorridas e picadas. Misture bem e adicione o preparo do liquificador. Mexa para misturar.
5- Despeje a massa em uma assadeira redonda (25cm de diâmetro) untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40minutos. Retire do forno, polvilhe o açúcar e a canela em pó.

Marcadores: ,